Overstitch© – Sutura Endoscópica
Essa nova técnica de redução de estômago realizada por endoscopia chegou ao Brasil no início de 2017. Mais de 3.000 pacientes já foram submetidos a este procedimento em diversos países até o fim de 2016, principalmente nos EUA e Espanha.
Demonstrando bons resultados e baixíssimos índices de complicações, apresenta simplicidade técnica por ser um procedimento endoscópico (não cirúrgico). Além disto não exige mais do que um dia de internação. Em mãos hábeis de um médico endoscopista treinado, pode ser executado em curto intervalo de tempo.
O que é o Overstitch©?
Overstitch© é o nome dado ao dispositivo que, após acoplado ao aparelho específico de endoscopia, permite realizar algo inédito na especialidade da endoscopia digestiva: a sutura endoscópica. Portanto, Overstitch© se traduz em Sutura Endoscópica. Sendo assim, pode ser usada para qualquer finalidade médica onde se deseje aproximar tecidos por endoscopia, sem a necessidade de uma cirurgia.
Portanto, no que tange ao tratamento conservador da obesidade, o Overstitch© – Sutura Endoscópica – terá inicialmente 3 grandes finalidades:
- Redução do volume do estômago por endoscopia (Gastroplastia Redutora Endoscópica – GRE);
- Revisão e correção de cirurgias bariátricas já realizadas;
- Tratamento de intercorrências de cirurgias bariátricas: precoces (fístulas) e tardias (alargamento da anastomose com reganho de peso).
Gastroplastia Redutora Endoscópica (GRE)
O Overstitch© chega como mais uma arma no arsenal médico terapêutico contra a obesidade, que antes era composto basicamente por medicamentos, balão intragástrico e cirurgias bariátricas. Com ele é possível realizar a Gastroplastia Redutora Endoscópica, com redução da câmara gástrica por uma sutura endoscópica interna, sem necessidade de cirurgias ou incisões externas, usando apenas o orifício natural até o estômago – a boca.
Veja o vídeo representativo:
Gastroplastia Redutora Endoscópica por Overstitch©
A ideia é simples: reduzir a quantidade de alimentos que o paciente consegue ingerir, costurando o estômago por dentro, por sutura endoscópica, simulando uma cirurgia bariátrica semelhante ao Sleeve (gastrectomia vertical). Como o paciente ainda não se submeteu a nenhuma cirurgia, chamamos essa redução de gastroplastia redutora endoscópica primária.
Vantagens principais desse método sobre a cirurgia:
- Menos invasivo e sem incisões cirúrgicas
- Procedimento rápido (45 a 60 minutos em média)
- Alta hospitalar no mesmo dia
- Menor risco de complicações durante e após o procedimento
- Índice de perda semelhante ao da cirurgia bariátrica Sleeve
- Não é retirada nenhuma parte do estômago ou intestino
- Procedimento reversível cirurgicamente ou eventualmente após 2 a 3 anos devido rompimento espontâneo da sutura realizada
Desvantagens principais desse método em relação à cirurgia:
- Não é coberto por planos de saúde
- Custo elevado
Sou Candidato ao Procedimento de Overstitch© para Reduzir meu Estômago
O procedimento de Gastroplastia Redutora Endoscópica está indicado para pacientes com IMC entre 30 e 40 (calcule seu IMC em nosso site), no entanto, qualquer pessoa com qualquer grau de obesidade pode realizá-lo, se não houver contraindicações clínicas. Está indicado também para pacientes que tiveram falha no tratamento clínico ou que já tentaram outros métodos, como o balão intragástrico, sem sucesso e/ou com reganho de peso. O índice de perda média nos estudos iniciais realizados nos mais de 500 pacientes que já realizaram o procedimento é de 20 a 30% do peso total inicial. A idade mínima é 18 anos.
Resultados Esperados
Perda média de 20 a 30% do peso total sustentada por 2 a 3 anos, segundo os primeiros estudos multicêntricos realizados.
Como é o Procedimento?
Após a minuciosa seleção do paciente, com exames prévios, avaliações adequadas e exame endoscópico, pode-se agendar o procedimento. O paciente passará algumas horas no nosso hospital dia. O procedimento demora em média 1 hora e é realizado por endoscopia, sem qualquer incisão externa. Após o procedimento, os efeitos colaterais, quando existem, normalmente, não duram mais que 72 horas. Os mais comuns são dor abdominal, náuseas, vômitos, excesso de gases e dor na garganta e na língua pela introdução do aparelho. Por isso é necessário o uso de medicações para minimizar os sintomas após o procedimento. Retorno a vida normal após 72 horas do procedimento. O paciente, no entanto, deverá seguir uma dieta específica durante um período de tempo e que será orientada por nossa equipe, além de tomar os medicamentos prescritos.
Pós Procedimento
Assim como todo tratamento de obesidade, o paciente deve ter um acompanhamento multidisciplinar obrigatório, com nutricionista e psicólogo, visitas regulares ao médico, por pelo menos 2 anos, exames endoscópicos e de imagem durante esse tempo. A atividade física está liberada a partir da 2ª semana.
Gastroplastia Redutora Endoscópica Secundária (GRES)
Revisão e Correção de Cirurgias Bariátricas Realizadas
Com o mesmo propósito da Gastroplastia Redutora Endoscópica, como terapia primária da obesidade, o Overstitch© também pode ser usado para corrigir cirurgias bariátricas realizadas, atuando como terapia secundária – Gastroplastia Redutora Endoscópica Secundária. Nesse sentido, a câmara gástrica pode ser mais reduzida depois que já foi reduzida por uma cirurgia bariátrica prévia. Portanto, pode ser praticada em qualquer cirurgia: Sleeve, Scopinaro, Duodenal-Switch, Santoro, etc. Para aqueles que realizaram By-Pass/Capella é necessária uma avaliação minuciosa para saber se o pouch (estômago remanescente) permite ainda algum tipo de sutura.
É especialmente indicado para aqueles que estão reganhando peso e/ou não perderam o suficiente após algum tempo da cirurgia primária realizada.
Veja os vídeos demonstrativos:
Gastroplastia Redutora Endoscópica Secundária (GRES)
Para Correção de Cirurgia Bariátrica (Sleeve) Prévia
É importante entender que nem sempre o reganho de peso tem relação com a cirurgia realizada. Portanto é necessário a correção de todos os outros fatores que possam estar contribuindo com esse reganho ou estabilização da perda, tais como fatores comportamentais alimentares, doenças metabólicas, uso de medicamentos, entre outros. Se eles não forem corrigidos, o resultado pode será prejudicado.
Tratamento de Complicações de Cirurgias Bariátricas Precoces: Fístulas
A formação de fístulas (comunicação espontânea e indevida entre um órgão e outro após a realização de uma cirurgia) é uma das mais frequentes complicações da cirurgia bariátrica. De difícil tratamento, normalmente carece de uma nova cirurgia ou introdução de próteses para sua correção. Agora, com o advento do Overstitch©, surge uma nova possibilidade terapêutica, com a tentativa de se fechar a fístula com uma simples sutura endoscópica.
Tardias: Reganho de Peso com o Alargamento da Anastomose Cirúrgica após a Cirurgia Bariátrica
Reganho de peso após cirurgias bariátricas devido ao alargamento da anastomose cirúrgica é um problema que, até o momento, tem poucas soluções efetivas disponíveis, até agora representada pela Aplicação de Plasma de Argônio (o qual nosso hospital dia também realiza). Agora com o Overstitch© temos mais uma possibilidade de solução para esse assunto tão frustrante.
Quando a sua cirurgia bariátrica foi realizada o cirurgião buscava um efeito restritivo com a redução do estômago e a disabsorção com a redução do trajeto alimentar pelo intestino. No entanto, pode ocorrer com o passar do tempo, e até mesmo pela passagem dos alimentos, uma dilatação da anastomose, ou seja, da ligação cirúrgica do estômago com o intestino.
Isso faz com que o efeito restritivo da cirurgia seja perdido, permitindo também menos saciedade ao paciente. Consequentemente pode haver reganho de peso. O Overstitch© pode realizar o fechamento novamente dessa anastomose.
Portanto, se você se encaixa em uma das 3 indicações do Overstitch© – Sutura Endoscópica, agende uma avaliação conosco para mais informações. O médico endoscopista poderá te ajudar a entender se você é um candidato ao Overstitch© e se você está apto a realizá-lo.