Retossigmoidoscopia Flexível
O que é?
A Retossigmoidoscopia flexível é um exame que permite a observação do canal anal, reto e sigmóide através da introdução do endoscópio através do ânus. Este exame pode ser realizado tanto com aparelho rígido como com aparelho flexível. É um exame bem tolerado pela maioria das pessoas, podendo haver um leve desconforto abdominal do tipo cólica, consequente ao ar que é injetado no intestino. Durante o procedimento, poderá haver necessidade de realização de biópsias para exame anatomopatológico.
Este exame permite diagnosticar a maioria das doenças que afetam as primeiras porções do intestino grosso (margem anal, reto e sigmóide). Só será possível a observação dos segmentos limpos, sendo assim, uma boa lavagem intestinal é fundamental para o sucesso do exame.
Porque é necessária a Retossigmoidoscopia?
A Retossigmoidoscopia avalia doenças do canal anal como hemorroidas, fissuras, fístulas, condilomas virais, neoplasias, abscessos e úlceras. Avalia doenças do reto e sigmóide como inflamações, pólipos, perda de sangue nas fezes e para o rastreio e diagnóstico precoce de lesões malignas ou pré-malignas (tumores).
Que preparação é necessária?
O preparo consiste na limpeza do reto através do enema, que é injetado pelo ânus 2 horas antes do exame e faz com que as fezes sejam eliminadas. Na véspera há uma dieta a ser seguida, e uso de laxativo para melhor preparo ao exame.